Corrida do Círio de Nazaré – Belém

Publicado em: 19/10/2011

Surgiu em 1984, a partir da idéia de um grupo de corredores de rua que queriam homenagear Nossa Senhora de Nazaré. O CORBE (Corredores de Rua de Belém) promoveu a 1ª Corrida do Círio no dia 13 de outubro de 1984, na véspera da grande procissão do Círio de Nazaré. Cerca de 50 atletas participaram dessa 1ª edição. Este ano de 2011 será realizada 28 edições da prova.

Desde aquele 1º ano a Corrida do Círio passou por diversas transformações que envolveram o horário e o dia de realização da prova, o percurso, a quantidade de participantes, a premiação e os premiados. A prova já foi realizada na manhã do sábado, véspera do Círio, à noite, com largada em frente ao CAN, largada em frente ao Colégio Gentil e este ano será no 4º domingo de outubro, com largada ao lado do Teatro da Paz, às 06h da manhã, premiando 33 categorias diferentes e distribuindo mais de R$ 65 mil em prêmios aos vencedores das diversas categorias. A cronometragem já foi manual, hoje é eletrônica, com chip pessoal e de uso único.

A prova envolve a divulgação na TV Liberal, jornais O Liberal e Amazônia, rádio Liberal, iniciando sessenta dias antes do evento. A campanha utiliza uma mascote, o pato atleta, para envolver e estimular a participação da população. São mais de 200 inserções divulgando a realização do evento. Além, disso há a cobertura dos telejornais com notícias e informações sobre os preparativos da prova.

Somente quem é patrocinador oficial pode participar da comunicação do evento. Eles investem para terem direito a assinar as chamadas e a comunicação visual da Corrida do Círio. Este ano foram três patrocinadores, Unimed Belém, Atlas Veículos e Banpará. A intenção do patrocínio é realizar uma comunicação com o público que está envolvido (atletas que participam ou a população que se envolve, torcendo ou com familiares de atletas) e buscar valor para as suas respectivas marcas, além de oferecer benefícios aos participantes da prova.

Há um envolvimento grande da área de telejornalismo da emissora, que atualmente transmite ao vivo o programa Liberal Comunidade com a temática da Corrida do Círio. Além disso, há revistas nacionais especializadas nesse segmento de corridas de rua, que cobrem ou publicam anúncios, como a revista Conta-Relógio. A Corrida do Círio vale-se dessas publicações para repercutir nacionalmente a sua realização. Esse tipo de ação faz com que a prova seja conhecida em outros estados e atraia atletas de várias regiões do país.

São 400 pessoas envolvidas na realização da Corrida do Círio, envolvendo entidades como CTBel, Polícia Militar, Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Guarda Municipal, hospitais, Pronto Socorro Municipal, Detran, Federação Paraense de Atletismo, Federação Paraense de Motociclismo, SESMA, SESC, SESI, SESAN, SAMU, SEMMA, SESPA, além da coordenação da TV Liberal. Além disso, são distribuídos mais de 30 mil copos de água, 5 mil litros de isotônico, 5 mil barras de doces, 10 mil frutas (maçãs e bananas), 2 km de grades de contenção, 6 mil medalhas de participação, 300 medalhas de premiação. Este ano uma nova estrutura de cronometragem foi utilizada, com o chip pessoal, que o atleta recebe e não precisa devolver. Essa tecnologia foi inovador em provas da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

O compromisso da Corrida do Círio é permitir o máximo de segurança para os atletas que participam das suas provas. Em função disso, há a interdição total do trânsito ao longo dos 10 km do percurso. Ou seja, a Corrida do Círio é hoje a única prova paraense que permite essa interdição ao atleta, que pode correr tranqüilo toda a distância do evento. Além disso, há oito ambulâncias ao longo do percurso, seis motos resgates, uma estrutura de atendimento médico na linha de chegada e duas ambulâncias acompanhando a prova, garantido que haja agilidade e segurança no atendimento de qualquer eventualidade. Além disso, no verso do número do atleta, há detalhes sobre o nome, idade, endereço, fone para contato, tipos sanguíneos e dados sobre algum tipo de alergia que o atleta possui.

A prova é o grande encontro dos principais atletas paraense, envolvendo participantes de várias localidades do Pará. Este ano, por exemplo, foram realizadas três seletivas da Corrida do Círio (Altamira, Marabá e Castanhal ), que classificaram os melhores para participarem da prova em Belém. Além disso, é a maior prova de rua, com 4 mil participantes, e envolve a presença de grandes nomes do atletismo nacional. É uma prova oficial da Confederação Brasileira de Atletismo, o que a coloca na mesma posição das grandes provas nacionais.

A Corrida do Círio cresceu e passou a oferecer uma estrutura voltada para atender todos os públicos e estimular a qualidade de vida e a prática esportiva independente da idade. Assim, temos a Corridinha do Círio, para crianças e jovens de 05 a 17 anos, no ano de 2010 foram realizadas seletivas em vários locais, para permitir que os mais diversos públicos possam participar do evento. Foram distribuídas 300 cortesias para atletas-mirins dos bairros da Pedreira, Guamá e Barreiro, e das cidades de Castanhal e Santa Bárbara. Isso permite que o esporte contribua com a formação de cidadãos. Para todos os outros públicos, há a Caminhada do Círio, que envolve uma prova de 3 Km incentivando qualquer pessoa, independente da idade, a iniciar uma prática esportiva. Assim, qualidade de vida, saúde, além, do compromisso com a responsabilidade social, a partir da utilização do esporte como ferramenta para inclusão social e formação da cidadania, está no foco da Corrida do Círio.

A Corrida do Círio tem por objetivo envolver todos os públicos (desde crianças até os da terceira idade), permitindo que a família de um modo geral participe da prova, em um dos seus eventos. Este ano serão 4 mil atletas na Corrida do Círio, 600 participantes na Caminhada do Círio e mil e quinhentos pequenos atletas na Corridinha do Círio. Além disso, permite o reconhecimento dos grandes nomes do atletismo paraense, a partir da realização de uma premiação específica para os melhores paraenses. Incentiva a cultura regional, com uma premiação para os atletas que correm fantasiados com a temática regional. Assim, a Corrida do Círio torna-se a cada ano um grande evento, com data marcada para 15 de outubro de 2011 (Corridinha do Círio) e 23 de outubro de 2011 (Caminhada do Círio e Corrida do Círio).

 

Deixe seu comentário